VERDADEIRO DISCIPULADO

Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse:

“Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

Lucas 14:24-26

Havia uma multidão de pessoas que sempre seguiam Jesus. Inclusive no texto original, no grego, diz que grandes multidões começaram a seguir repetida e continuamente. Não sabemos exatamente o motivo, talvez o seguiam por causa de seus milagres ou porque Ele os alimentava, mas temos a confirmação bíblica que grandes multidões estavam o Mestre.
Foi neste contexto que Jesus virou-se e disse algo que parece ter causado uma grande ruptura em seu ministério, fazendo com que muitas pessoas deixassem de segui-lo. Ele disse:

“Se alguém vier a Mim [isso significa querer ir comigo, querer me acompanhar, querer me seguir, este é o requisito] e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” Lucas 14:26

Enquanto olhava para esta escritura, eu pensei, Senhor, você não pode dizer isso. O que significa a palavra “aborrecer”? Provavelmente significa amar menos ou algo assim. Quando comecei a estudar, no entanto, descobri que a palavra significa “desprezar”. Jesus usou a palavra mais forte possível para enfatizar aquilo que ele desejava dizer. Ele disse que a menos que você despreze seu pai, sua mãe, sua irmã, seu irmão, até mesmo a sua própria vida, não poderá ser um discípulo. Mas não me entenda mal, estas coisas não são para lhe trazer alguma culpa.

Quero perguntar-lhe uma coisa: Qual é o relacionamento mais forte que você pode ter neste mundo? É a sua mãe? Seu pai? Seu cônjuge/namorado(a)? Seus filhos? O que aconteceria se o (a) namorado(a) se volta contra você e terminasse? Ou se infelizmente sua mãe e seu pai falecessem? Quem ficará próximo de você, então? Seus irmãos e suas irmãs? Amigos? Jesus disse que, a menos que você os despreze estes relacionamentos, você não poderia ser um discípulo. Ser um discípulo de Cristo literalmente custou a nossa própria vida e se tornou a nossa prioridade. Mas o que Ele queria dizer?

Jesus estava falando sobre os relacionamentos mais próximos que você pode ter e pedindo um compromisso superior a eles. Um compromisso no qual Ele é o número 1, onde Ele é o primeiro. Ele quer ser o número 1 em sua vida. Por isso Ele faz esta comparação, demonstrando os relacionamentos mais próximos que podemos ter na terra. “Desprezar” neste texto é uma metáfora, uma palavra que Jesus usa para fazer uma comparação, em outras palavras, ele está dizendo: “O meu relacionamento com você é tão importante que eu quero esteja acima de todas as coisas deste mundo, acima de qualquer outro relacionamento, ACIMA DE QUALQUER OUTRO AMOR QUE VOCÊ TENHA!”.

Há ainda uma pessoa que você ama mais do que sua mãe, seu pai, suas irmãs, seus irmãos, seus amigos, sua namorada, seu namorado. Sabe quem é? …é você mesmo! Você ama a si mesmo mais do que você ama seus relacionamentos mais íntimos. Por que você acha que os relacionamentos acabam? Por que é que as pessoas se divorciam? Porque elas amam mais a si mesmas do que amam o outro. Interiormente elas dizem: “Você não está fazendo isso como eu quero que você faça, então eu vou me livrar de você, porque eu me amo”. Se colocamos nosso amor por nós mesmos a frente do discipulado, não conseguiremos ser discípulos de Jesus. Uma vez que nos tornamos discípulos, a nossa prioridade se tornou Cristo!

Jesus disse que existe um relacionamento superior, Ele quer ser o número Um acima de tudo – acima até mesmo de nosso amor por nós mesmos. Um amor onde reconhecemos que o amor do Pai é um cuidado melhor que o nosso! Este é o verdadeiro discipulado. Ele não está falando de um discipulado sem custo, Ele está nos pedindo para segui-lo incondicionalmente. Ele está pedindo para ser o número um em nossas vidas.

Meu relacionamento com Jesus é superior a qualquer coisa neste mundo! A vida que tenho pertence a Cristo!

Confesse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: