Arrependimento

Algumas pessoas entendem mal o que é arrependimento. Arrependimento não é a perfeição, mas é uma mudança de direção. Arrependimento é uma mudança em nossa forma de crer e pensar que resulta em uma mudança de comportamento. O arrependimento é a renovação da mente em ação! Quando alguém se arrepende não há apenas um sentimento de tristeza pelo erro cometido, mas há uma verdadeira mudança na mente, deixando de lado os pensamentos errados e crenças mentirosas que levaram ao erro e ao pecado, e assumindo a VERDADE da Palavra. Como Jesus disse: “conhecimento da verdade libertará”. O Conhecimento da verdade, resulta em uma crença correta, que resulta em um pensamento correto, e depois em uma confissão correta que por fim produz um procedimento correto!

Uma forma de exemplificar é a parábola do filho pródigo, ou o filho perdido. Jesus conta uma história que ilustra perfeitamente o que significa para um indivíduo o arrependimento. Em Lucas 15:11-12 Jesus disse:

“E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda”

Lucas 15:11-12

O filho mais novo queria a sua herança antes da morte do pai, o que é bastante incomum, mas seu pai aceitou o pedido e deu a seus filhos a sua herança. O versículo 13 diz:

“E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente”

verso 13

O filho mais novo levou toda a sua riqueza, a sua parte da herança, partiu para uma terra distante, e desperdiçou tudo numa vida desregrada. Há uma tradução bíblica que diz: “desperdiçou tudo em festas e a gastou o dinheiro em prostitutas”. Nos versículos 14-15 lemos:

“E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos”
Ele conseguiu um emprego com um homem naquele país e foi enviado para alimentar os porcos, e esta era forma mais degradante de serviço para um judeu. O versículo 16 diz:

“E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada”
Ele estava com tanta fome, quase ao ponte de morrer de fome, e ele disse: “Me dê a comida dos porcos, como qualquer coisa”, mas ninguém lhe dava nada. Ele havia desperdiçado toda a sua herança. Até este ponto, ele não estava arrependido ainda, ele estava no “fundo poço”, sem qualquer expectativa, ameaçado pela morte, vivendo em pobreza, mas estava sem nenhum arrependimento! O versículo 17 continua:

“E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!”

Ou seja, ele se lembrou que os servos de seu pai tinham bastante comida, e ele estava ali a morrendo de fome. Ele lembrou da bondade do Pai até mesmo com os indignos! Ele lembrou da bondade do Pai até mesmo com os servos! E foi neste momento que Ele se arrependeu! Romanos 2:4 no diz: “a bondade de Deus conduz ao arrependimento”. Ele tomou uma decisão – se arrependeu. O arrependimento é uma mudança de mentalidade, uma mudança que altera aquilo que pensamos e acreditamos sobre Deus e sobre nós mesmos, nos levando para uma nova direção. Nos versículos 18-19, ele disse:

“Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores”

Então ele se levantou e foi para seu pai. O arrependimento é mais do que apenas uma mudança de atitude, uma mudança na mente, e uma mudança no coração; o arrependimento leva uma pessoa a agir naquilo em que ela acredita, e se virar (ou voltar) e ir em uma nova direção. Todos nós já nos afastamos de Deus, nosso Pai. Porém, A Bíblia diz em Isaías 53:6 que “Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho”, mas Deus em Sua misericórdia pegou nos nossos pecados e coloco-os em Jesus. Lembre-se da bondade de Deus e se arrependa!

Eu reconheço a bondade de Deus, reconheço que Ele me perdoou colocando os pecados em Cristo! Eu renovo a minha mente e vivo uma nova vida!

Confesse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: