parte 3
Temos falado sobre o que significa nascer de novo. Tenho dito que em nossos espíritos, fomos transformados pela vida de Deus, fomos de fato recriados pelo Espírito. A nova criação é no espírito do homem. 2 Coríntios 5:17 diz:
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”
2 Coríntios 5:17
Começamos por ver que, quando nascemos de novo, uma transformação ocorreu em nosso espírito, e a única maneira de saber o que aconteceu em nosso homem espiritual por meio da Palavra de Deus. Nós não podemos saber o que ocorreu em nossos espíritos por meio de coisas materiais, ou externas, e nem mesmo podemos perceber através das nossas emoções, pois elas estão no domínio da alma. Somente a Palavra de Deus, que é Espírito e Vida, pode revelar o que ocorreu no espírito humano no novo nascimento.
Veja o que diz Efésios capítulo 4 versículo 24:
“e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.”
Quando uma pessoa nasce de novo, o seu espírito se torna justo e verdadeiramente santo, semelhante a Deus. Na verdade, a Bíblia fala de dois tipos de justiça. Existe a justiça que você produz por meio de suas próprias ações, e você deve manter esse tipo de justiça com relação a outras pessoas. Deus, porém, não aceita você com base na sua justiça própria. Ele literalmente lhe deu a Sua própria justiça a nós por meio de Cristo.
Em 2 Coríntios 5:21 diz que Deus Pai fez o Filho se tornar pecado por nós para que pudéssemos ser feitos justiça nEle. Portanto, existe uma justiça que vai muito além da nossa justiça externa e é baseada no que Deus fez por nós. Nós recebemos literalmente a justiça de Deus pela fé em Cristo. Nós fomos criados em justiça e verdadeira santidade. Não estamos sendo justificados aos poucos, ou a cada pecado como alguns pensam, mas nós já somos justos e santos. Esta é uma obra completa já realizada por Jesus em sua morte, ressurreição e ascensão. Este é um fato que não pode ser alterado!
Eu sou justo e santo independente das minhas obras!
CONFESSE