Nova Identidade em Cristo

Parte 1

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”

2 Coríntios 5:17

O termo “em Cristo” é usado mais de 300 vezes no Novo Testamento, sempre se referindo a nossa inseparável união com Jesus em sua obra consumada. Jesus, em sua morte, aniquilou o pecado e agora somos uma nova criação.

Isto leva a um ponto importante na compreensão da sua nova identidade em Cristo: a nova criação é espiritual.
Quando a Bíblia diz que somos uma nova criação em Cristo, ela não se refere ao seu corpo físico. Ao nascer de novo a sua aparência não muda. Se uma pessoa estava acima do peso, antes de ser salva, ela continua acima do peso depois, a menos que faça uma dieta.

Isso também não está se referindo a sua parte mental ou emocional. A sua alma não nasceu de novo, ela continua a mesma. Se você não era muito inteligente antes de ser salvo, você não vai ser muito inteligente depois de estar salvo. Inclusive você terá as mesmas memórias e pensamentos.

Há, porém, uma terceira parte que de acordo com as Escrituras mudou no novo nascimento – o nosso homem espiritual, o espírito humano. Uma escritura que comprova isso é 1 Tessalonicenses 5:23, onde Paulo está orando para os Tessalonicenses:

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

1 Tessalonicenses 5:23

Essa passagem mostra que temos um espírito, alma e corpo. A parte do corpo é óbvia, pois é a parte que é vista, a nossa pessoa externa. Todos nós reconhecemos que há uma outra parte além desta – a nossa parte mental, emocional – que as Escrituras chamam de alma. Sabemos que mesmo que uma pessoa não lhe toque fisicamente, podem tocar-lhe com suas palavras, sejam de forma positiva ou negativa.

A maioria das pessoas estão em conscientes a respeito do corpo e da alma, mas de acordo com as Escrituras, existe uma outra parte, que é o espírito. O espírito é a parte em nós que mudou e se tornou nova depois da salvação. O espírito humano é de onde flui a vida. Nós somos espírito! Em Tiago 2:26 diz:

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”

Isso nos mostra que é o espírito que realmente dá vida ao nosso corpo físico. É daí que vem a nossa vida. Em Gênesis 2 quando Deus criou Adão e Eva, o corpo de Adão estava completo, mas depois Deus soprou nele o fôlego de vida, ele passou a ter uma alma vivente. Esta palavra “fôlego”, no hebraico do Velho Testamento, era a mesma palavra que usamos como respirar, e é traduzida em outros lugares como “espírito”, ou “espírito do homem”. Deus criou o corpo físico, e depois Ele soprou nele o fôlego da vida, foi neste momento em que o espírito encontrou o corpo que Adão passou a ter uma alma. O espírito é a parte em nós que dá a vida. O espírito é o nosso “EU” verdadeiro!

Eu sou um espírito possuo uma alma e habito em um corpo! Eu nasci de novo e sou uma nova criação no espírito!

Confesse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: