No livro de 1 Coríntios, o apóstolo Paulo faz uma distinção entre três tipos de pessoas, três condições humanas em seu relacionamento com Deus. O primeiro é o homem natural é aquele que ainda não recebeu a vida de Deus em seu espírito, aquele que não nasceu de novo, que nunca se tornou uma nova criatura em Cristo, e por isso ainda possui a natureza do pecado, e é governado pelos seus sentidos, emoções, e por Satanás. [1 Co. 2:14] O segundo é o homem carnal é alguém que nasceu de novo, é uma nova criatura, mas jamais cresceu ou se desenvolveu [Ef. 2:1-3], é instável em todos os seus caminhos [Tiago 1:6-8], e ainda carrega em sua mente uma mentalidade carnal da velha criatura, vivendo por sentidos e emoções, e influenciado pelo diabo [1 Co. 3:1-3]. Mas o homem espiritual é uma nova criatura [1 Co. 2:15], que vive no único estilo de vida possível para os filhos de Deus: a fé. Ele é um conhecedor de sua nova natureza, ele conhece a realidade que é Cristo, sua mente é renovada pela Palavra, ele anda no espírito, em justiça e santidade, porque anda com Deus [Gálatas 5:16].
Fomos chamados para crescer e sermos homens/mulheres espirituais, não mais governados por emoções mas vivendo pela fé, de fé em fé, reinando em vida. Este estilo de vida nos levará a caminhar no domínio do Espírito, crendo, entendendo e desfrutando das coisas espirituais. Abrace o processo e cresça!
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” [1 Coríntios 2:14,15]
Declare: Eu cresço na revelação, eu caminho em fé, eu sou transformado de glória em glória, estou sendo aperfeiçoado em Cristo!