A Vítima

Toda humanidade caída é vítima do inferno [Hb. 2:14-15], esta é a condição de todos aqueles que não conhecem a Jesus. Em algum momento todos já foram vítimas, as aflições são inevitáveis,  a questão é como lidaremos com elas. Se a dor e o sofrimento são valorizados em excesso elas se tornam cativeiros, e neste lugar muitos filhos de Deus voltam a ser VÍTIMAS.

A vítima se posiciona em uma perspectiva de dor, seus olhos enxergam unicamente através do sofrimento, apresentam atitudes e comportamentos tóxicos, transmitindo sempre aquilo  que é mais negativo em seu interior, elas criam mecanismos de defesa contra o mundo ao seu redor. Uma mentalidade “vitimista” é uma visão distorcida da realidade, as vítimas culpam a Deus ou ao destino pelas suas frustrações, isentando-se de suas responsabilidades. As pessoas que adotam esse papel mendigam amor e atenção ao despertar um sentimento de pena no outro.
O fato é que  traumas no passado ou as circunstâncias atuais podem ser difíceis, mas jamais podem determinar quem somos ou ainda a nossa mentalidade, quando isso ocorre deixamos a bela imagem que Deus criou para nos tornamos VÍTIMAS do diabo.

O Vencedor

Na nova criação somos mais que vencedores [Rm. 8:37]. A natureza de Deus é vitoriosa, e todo aquele que é  nascido de Deus vence o mundo [1 Jo. 5:4]. Jesus carregou a dor e o sofrimento, e nos livrou do fardo de sermos vítimas [Is. 53:3], de fato uma mentalidade vitoriosa reconhece o que Jesus fez e quem somos NELE. Sendo assim o vencedor jamais  será um  “coitadinho”.

O vencedor é aquele que lida com a aflição lançando-a na cruz, ele entende que a dor e o sofrimento podem trazer desenvolvimento e crescimento. No lugar de cair em reclamações e murmurações, os vencedores buscam em Deus declarações e confissões que mudam a realidade ao seu redor. Eles entendem que os traumas podem ser dolorosos, mas lidam imediatamente com eles e jamais perdem tempo em se fazer de vítima. Um vencedor está posicionado para reinar, ele não está acuado em um canto esperando que alguém faça algo, ele entende que o poder e autoridade já estão em suas mãos [Lc. 10:19]. O vencedor sabe que é amado por Deus, e que isso não depende de seu esforço ou performance que tudo se trata da Graça de Deus sobre ele [Mt. 3:17].

Não romantize o sofrimento

A Bíblia diz que Jesus foi aperfeiçoado por tudo o que sofreu [Hb. 5:8-9]. Ele sofreu para que fossemos aperfeiçoados com ele [Cl. 2:10], e não precisássemos sofrer  com a miséria, a enfermidade e a morte [Gl. 3:13-14]. Precisamos entender qual foi o sofrimento que aperfeiçoou Jesus, é preciso distinguir os tipos de sofrimento. Há um sofrimento que a Bíblia nos adverte em 1 Pe 2:20 : “mas, se fazendo o bem, sois afligidos, isso é agradável a Deus”, este tipo de sofrimento é a dor de ser perseguido injustamente quando fazemos o bem. Mas por outro lado existe um tipo de sofrimento que não é para nós como: dores, enfermidades, traumas, miséria, morte etc, todas estas coisas são obras diabo,  e podemos rejeitá-las, vivendo vitoriosamente sobre elas.

Este texto  não é para dizer que você não pode se sentir mal em algum momento. Tudo bem se não estiver tudo bem. Porém algumas pessoas estão presas ao sofrimento e a dor, e o pior elas simplesmente romantizam esta situação. O sofrimento que traz:  miséria, morte ou enfermidade, não é a vontade de Deus para nós. Nossa sociedade supervaloriza o sofrimento, há uma espécie de tom romântico na dor.  Pense bem, os filmes mais “românticos” terminam com perdas e dor. Infelizmente algumas pessoas imaginam que quanto maior o sofrimento e o esforço mais santos nos tornamos, e esta é de longe uma das maiores mentiras que o diabo poderia te contar, e deste engano nascem as vítimas. Pessoas que criam expectativas e justificativas em relação a dor e ao sofrimento, elas simplesmente visualizam seu futuro como vítimas imaginando: casamentos frustrados, corpo doente, pobreza, velhice em solidão,  família desunida e todo tipo de sofrimento, como coisas normais.

A VERDADE É: VOCÊ NÃO FOI ESCOLHIDO(A) PARA SOFRER [ 1 Ts. 5:9], fomos chamados por Cristo para uma vida abundante, onde não há nem dor nem pranto para todo sempre [ Ap. 21:4]. SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!

Exercício: Imagine como foi, ou está sendo ou ainda como será seu dia hoje, tente visualizar alguns momentos para cada hora, quais são suas expectativas e o que aconteceu? Se  você somente consegue visualizar dor e sofrimento ou nem mesmo consegue imaginar, então você pode estar sendo uma vítima. Abaixo algumas 12 diferenças entre vítimas e vencedores que podem te ajudar a identificar e superar a vitimização.

12 diferenças entre Vencedores e Vítimas

A vítima é pessimista // O vencedor é otimista

A vítima fica esperando até amanhã //  O vencedor sabe que o Hoje está cheio de potencial

A vítima tem uma honra seletiva // O vencedor honra a todos

A vítima é motivada pela crise ou pela dor // O vencedor é motivado pela VISÃO

A vítima vive reclamando // O vencedor declara e confessa  Palavra

A vítima tenta agradar pessoas // O vencedor agrada a Deus

A vítima se satisfaz com aquilo que é medíocre // O vencedor anda em excelência

A vítima é como um termômetro //  O vencedor é como um termostato

A vítima está esperando ir para o céu porque não suporta a terra // O vencedor traz o céu para terra.

A vítima vê os problemas como obstáculos // O vencedor  vê os problemas como oportunidades

A vítima desiste rapidamente se não tiver êxito / / O vencedor não parar até conseguir.

A vítima determina seu relacionamento com Deus  pela performance // O vencedor sabe que é amado antes de tudo.


Não se trata apenas de lidar bem com o sofrimento e a dor, mas de assumir que somos mais que vencedores em Cristo.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s