Emoções são importantes! Emoções são parte do nosso homem/mulher interior. Somos um espírito com alma e corpo, e cada parte do nosso ser é uma criação original do próprio Deus (Ef. 2:10). Nossa alma pode expressar emoções, porque Deus tem emoções. Podemos expressar alegria, tristeza ou até mesmo raiva, assim como Deus expressa.

Cada parte é intimamente ligada, sendo assim, é impossível afetar uma parte sem influenciar as outras. Percebemos, por exemplo, que certos alimentos podem afetar a química no nosso corpo, e por isso afetam nosso estado mental e espiritual. O mesmo é válido para nosso espírito e alma, problemas no espírito fazem o corpo adoecer (Sl.32:6), a angústia na alma pode deprimir o seu espírito (Mc. 14:34). Emoções podem ser um sinal de que algo não está indo bem em seu interior, ignorá-los pode ser letal.

Sentimentos não são uma parte isolada. Não existe uma longa distância entre o espírito e a alma, ou entre, a mente e o coração. Não há uma dualidade no seu interior. O fato é que nossas emoções nos afetam completamente. Provérbio 23:7 nos mostra que o acontece em nossa alma pode determinar como nos comportamos. E por isso Jesus nos encoraja a amar a Deus e ao próximo com tudo o que somos – coração, alma, força e mente, não somente em espírito (Lc. 10:27). Não se trata de apenas agirmos da forma certa, mas se trata de amarmos por inteiro (2 Cr. 25:1).


Jesus disse: “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” .  Não apenas seu comportamento era humilde e manso, mas seu coração em essência.


 

O problema é: às vezes nossas  emoções tornam-se instáveis e tóxicas, não estão alinhadas com o nosso espírito. Agimos guiados por  raiva, em momentos que deveríamos perdoar ou sermos mansos. E muitos cristãos, como saída para esse dilema,  acabam mutilando e ignorando sentimentos. Na desculpa de que estão andando em fé, colocam um sorriso falso, e não lidam com as suas próprias emoções. Isso não é fé é negação. Outros simplesmente são governados por estes sentimentos, dizendo: “é o que sou, não há outro jeito”. Ser governado por um sentimento tóxico é tão letal quanto ignorá-lo (Ef. 5:29). Quando lidamos de forma errada com a fragilidade de nossa alma (Mt. 26:41) , comprometemos todo o nosso ser. É impossível desfrutar da alegria uma vida abundante, se as suas emoções estão quebradas.

Renove suas Emoções

O Pai nos fez completos. Jesus morreu na cruz, não apenas para nos perdoar, mas para também nos dar uma nova natureza. Somos novas criaturas, isso significa que cada parte do nosso ser, foi feita nova, inclusive nos deu condições de ter novas emoções. Se quisermos renovar nossas emoções, devemos começar renovando a nossa mente. Suas emoções e sentimentos são expressões dos pensamentos em sua mente. A partir disso temos a possibilidade de editar nossas emoções e pensamentos pela fé! Quando renovamos nossas emoções estamos simplesmente reconhecendo nossa nova natureza, alinhando nossas emoções com a verdade em nosso espírito. Filipenses 2:5 diz: “tenham em vocês o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”, não é uma sugestão, é um comando. Deus não falaria isto sem dar condições para que seja possível. Podemos ter, e já temos, os mesmos sentimentos que Jesus! Todos os  pensamentos e emoções tóxicos são fundamentados em mentiras e argumentos do diabo (Ef. 4:22-24), por isso, Davi nos ensina, que podemos ordenar  nossa alma e corpo segundo a VERDADE (Sl. 103:1-2). Podemos declarar novos sentimentos sobre a nossa alma e remover pensamentos e emoções que não estão alinhados a palavra de Deus (Hb. 4:12).  Você não precisa viver mais um dia ignorando uma parte do seu ser, sua alma não é a sua parte má ou ruim. Assuma sua nova natureza, permitindo que a graça cresça nas suas emoções (Rm. 15:13).


Sua alma  não é a sua pior parte, pode ser fraca mas é não má! Trate a si mesmo de forma amável, não ignore suas emoções.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s