Em misericórdia [em amor] o trono será estabelecido; e Alguém se assentará sobre ela em verdade, no tabernáculo de Davi: um Juiz que busca a justiça e se apressa em defender o que é justo.
Isaías 16:5
Você sabia que o Reino de Deus foi estabelecido na cruz? Embora muitos acreditem que o Reino de Deus seja um lugar celestial, ou apenas uma realidade futura. A verdade é que a Bíblia nos mostra que o Reino de Deus já está presente aqui na terra. O profeta Isaías em seu livro no capítulo 16 versículo 5 nos diz que o trono de Deus é estabelecido na misericórdia, e que alguém se assentará nele em verdade, julgando e buscando justiça. Mas quem é este? Mas como isso se relaciona com a cruz?
Ao examinarmos as Escrituras, vemos que a cruz é o lugar onde Deus demonstrou a sua misericórdia e justiça de forma plena. Foi através da morte e ressurreição de Jesus Cristo que o Reino de Deus foi estabelecido na terra, e que a verdadeira justiça foi apressada para se manifestar na Terra. Neste artigo, exploraremos como a cruz é a chave para entendermos o Reino de Deus e como isso impacta nossa vida hoje e eternamente.
Cristo no trono de Davi
O apóstolo Paulo no seu sermão registrado no capítulo 13 de Atos, declarou:
“Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados
ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: ‘Tu és meu filho; eu hoje te gerei’. O fato de que Deus o ressuscitou dos mortos, para que nunca entrasse em decomposição, é declarado nestas palavras: ‘Eu lhes dou as santas e fiéis bênçãos prometidas a Davi’.
Atos 13:32-34
Vemos aqui que, através de Jesus da ressurreição de Jesus foram cumpridas santas e fiéis bênçãos prometidas a Davi. Também vemos que aquilo que Deus prometeu aos antepassados da Antiga Aliança se cumpriu para nós também por meio de sua ressurreição. Mas o que foi prometido a Davi que foi completo em nós?
A aliança de Deus com Davi contém 4 promessas centrais:
- Eu farei seu nome grande (2 Sm. 7:9)
- Eu serei seu Pai, e ele será o meu filho (2 Sm. 7:13-14)
- Eu edificarei a sua casa (2 Sm. 7:11-12)
- Eu estabelecerei o seu trono para sempre e o seu reino será eterno (2 Sm. 7:13)
Quando observamos o capítulo 7 de 2 Samuel, percebemos no contexto imediato Deus está falando sobre a sucessão natural do trono de Davi, sobre o reinado de Salomão. Mas quando olhamos o contexto bíblico mais amplo percebemos que Ele está falando sobre o reinado de Jesus, que sendo homem é o descendente de Davi. O autor dos Hebreus confirma esta interpretação se referindo a Jesus com as mesmas palavras que Deus usou para Davi dizendo:
Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”? E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: “Todos os anjos de Deus o adorem”.
Hebreus 1:5-6
Por citar diretamente a promessa de Deus a Davi, o autor aos Hebreus estava nos mostrando que a promessa foi realmente completa em Cristo. Jesus, o filho de Deus, também é o filho de Davi, que é muito superior a Salomão. De fato, a promessa de 2 Samuel 7:14: “Eu serei o seu Pai, e ele será o meu filho”, se referia muito mais a Jesus do que a Salomão.
Em Mateus 1:1, o Novo Testamento é inaugurado com a afirmação de que Jesus Cristo, filho de Davi. Este é começo do fundamento bíblico da Nova Aliança. A Nova Aliança é inaugurada na última ceia do Senhor com os discípulos e com a morte e ressurreição de Jesus, mas em Mateus 1:1 temos o começo da história da Nova Aliança. E ali especificamente conecta a Nova Aliança com a Aliança de Deus feita com Davi, por dizer que Jesus é o Messias, e o filho de Davi. Jesus é o cumprimento da promessa de Deus a Davi, a partir disso Mateus descreve a genealogia de Jesus para provar que ele é o descendente prometido a Davi e Abraão.
Em Lucas vemos outra confirmação irrefutável disto, quando o anjo Gabriel visitou Maria, ele especificamente citou a promessa de Davi em sua mensagem a Maria:
Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.
Lucas 1:30-33
Pastor Claudio Zeferino
Expansão do Reino