A Verdadeira fé não é uma negação irresponsável da realidade, fé significa que encaramos os problemas de frente com ousadia e coragem. Olhamos o mundo com a perspectiva do céu.


TEXTOS BÍBLICOS:

Hebreus 11:1-3; Romanos 4:17-19; 2 Corintios 5:7; 2 Corintios 4:18; Hebreus 4:2; Mateus 17:20; Lucas 13:18-19

  1. EXISTEM TIPOS DIFERENTES DE FÉ

    Há diferentes tipos de fé;
    a) A fé natural – todos possuem um certo nível desta fé, é a capacidade básica de crer, baseada nas percepções dos sentidos físicos. Utilizada, por exemplo entre duas pessoas em um relacionamento.
    b) A fé sobrenatural – É mencionada em Hebreus 11:1 como a evidência daquilo que não pode ser percebido com os sentidos físicos.
    c) O dom da fé – é mencionado em 1 Corintios 12:9 e entendido como um nível pleno de fé capaz de receber grandes milagres.

  2. A FÉ É VER NO REINO INVISÍVEL

    “ Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno… Vivemos por fé, e não pelo que vemos” [2 Co 4:18; 5:7 – NVI] “ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos  e a evidência das coisas que não se veem” [Hebreus 11:1b – KJV]

    A fé nos capacita a usar nossos sentidos espirituais, para caminhar no invisível. Ela é vivida a partir do espírito humano interagindo ativamente como a realidade celestial. Por estar estabelecida naquilo que não se vê, a fé torna todas as limitações físicas insignificantes diante das verdades espirituais. O Reino invísvel passa então a governar o natural através da fé, ela torna-se uma ponte de ligação entre o invisível e o visível, entre o transitório e o eterno, através desta ponte sobrenatural aquilo que está completo e concluído no Reino dos Céus [Efésio 1:3] torna-se manifesto na terra.

  3. A FÉ É SIMPLESMENTE CRER NA PALAVRA DE DEUS

    “ E muitos outros creram, por causa da sua Palavra.” [João 4:41]“Agora a fé é a substância das coisas que se esperam” [Hebreus 11:1a]

    A fé confirmará tudo o que a Palavra declara, porque a fé em Deus é, simplesmente, crer em sua Palavra. A fé interpreta a Palavra e isto vai além do conhecimento intelectual. A fé somente é satisfeita quando ocorre a manifestação, pois ela é a substância das coisas esperadas. Então se a Palavra diz “pelas suas pisaduras somos sarados”, tomamos esta palavra confiamos que é verdadeira, e a fé dará a substância necessária para aquilo que se crê torne-se uma verdade espiritual que será manifesta aqui e agora. A FÉ É A SUBSTÂNCIA QUE TORNA MANIFESTO AQUILO QUE CREMOS!

     

  4. A FÉ É O PODER CRIATIVO DE DEUS

    “ É pela fé que entendemos que os mundos foram formados pela palavra de Deus, de modo que o visível não se tem feito das coisas que aparecem.” [Hebreus 11:3 – NVI] o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.” [Romanos 4:17 – NVI] 

    O universo foi criado pela fé, tudo que é conhecido ou ainda desconhecido foi criado através da fé. Deus é cheio de fé ou fiel (a palavra fiel em grego é “pistos” ela é atribuída Deus como aquele que é confiável, ou aquele a quem a fé foi atribuída), Ele utilizou a fé para trazer a existência a criação. Este fato revela o quão importante e poderosa a fé é. Primeiro por ser o estilo de vida de Deus, e portanto determina a cultura do céu e dos filhos de Deus. O Pai transferiu sua natureza para os seus filhos então TUDO O QUE DECLARAMOS E CONFESSAMOS EM FÉ TEM UM PODER CRIATIVO. Segundo porque tudo o que existe na realidade física foi transferido a partir da realidade invisível. É tudo manifestação da fé de Deus liberada através de Sua Palavra (João 1:1-3). Quando ainda não havia nada em Gênesis 1, antes do princípio, Deus declarou a palavra em fé e trouxe a existência coisas que não existiam, Ele disse “Haja Luz” e ENTÃO “ e houve luz”, a luz somente tornou-se manifesta quando Deus a declarou como algo que existe antes mesmo de existir. Ele creu que Sua Palavra não falharia.

  5. A FÉ É UMA SEMENTE

    “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” [Mateus 17:20 – ARA] “Então Jesus perguntou: “Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ela cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu se fizeram ninhos em seus ramos” [Lucas 13:18-19]

    A fé é a semente do Reino de Deus. Jesus comparou a fé com uma semente diversas vezes, isto em outras palavras significa atribuir a fé as características de uma semente. Como toda semente, ela possui a capacidade de produzir algo grandioso, porém este potencial está condicionado ao ambiente onde a fé é semeada, ela precisa ser regada até que se forme uma árvore frutífera. A semente carrega um potencial genético, no caso da fé este potencial é aquilo que se crê. Em João 12:24, Jesus declarou-se como uma semente que morreria e multiplicaria até cobrir a terra, ele ativou o potencial da semente pela fé. A semente da fé é a semente do Reino que se multiplica e enche a Terra.

  6. A FÉ É PARA AGORA 

    “AGORA a fé é…” [Hebreus 11:1a – KJV] “Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.” [Marcos 11:24 – NVI]

    A fé aponta para o agora, para o exato momento presente, ela considera aquilo que está concluído no espírito e o coloca disponível. Em Marcos 11:24 é ensinado: creia que recebeu e então sucederá. Tomamos o fato daquilo que foi realizado no espírito, consideramos a Palavra, criamos expectativas e trazemos para o agora. Assim como Deus fez em Gênesis 1. Um aspecto interessante nesta cultura é que a fé não declara possibilidades e expectativas ela declara certezas, ela é a evidência daquilo que foi recebido no espírito, é declaração das coisas que não são como se já fossem. A fé declara: “sou SALVO mediante a fé”[Efésios 2:8], a esperança declara: “Serei salvo”. Isto não é desconsiderar o processo até o romper, que pode ser instantâneo ou não, mas significa enfatizar que a nossa declaração de fé está baseado no fato já concluído na realidade espiritual. DECLARE AS COISAS QUE NÃO COMO SE JÁ FOSSEM AQUI E AGORA.

     

  7. A FÉ É ATIVA 

    “Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.” [Hebreus 4:2]Assim está escrito: “Cri, por isso declarei!” Com esse mesmo espírito de fé, nós igualmente cremos e, por esse motivo, falamos. [2 Co. 4:13]

    A fé não é uma espera passiva, antes ela é ativa, ela dá substância ao esperado. Então se apenas esperamos mas não cremos que recebemos no espírito, então não estamos agindo em fé. Para viver o romper é necessário crer como já recebido, e agir de acordo com isso. Toda manifestação exige uma ação de acordo com a fé, seja de uma confissão ou qualquer outro ato que esteja altura da Palavra. SE CREMOS ENTÃO AGIMOS, a fé sem obras está morta, em outras palavras, a fé sem ação está morta. Ter uma fé é ativa não significa ter uma fé ativista, ao mesmo tempo que ter uma fé que descansa não significa ter uma fé morta, afinal dormir não é a mesma coisa que morrer. Jesus, em Marcos 4:35 -41, mostrou que talvez a melhor ação para agir de acordo com a Palavra seja apenas descansar na declaração que foi feita. No meio de uma forte tempestade, Ele estava confiante que chegaria a outra margem, ele descansou na declaração que havia feito. Então seja por atitude de descanso ou um ato violento, o importante é agir de acordo com a fé. DÚVIDA É COMO ARRANCAR UMA SEMENTE DA TERRA PARA VER SE ELA ESTÁ CRESCENDO!


    A fé é o que agrada a Deus. É confiança ativa Nele como Aba Pai.
    [Bill Johnson]


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s