A Verdadeira fé não é uma negação irresponsável da realidade, fé significa que encaramos os problemas de frente com ousadia e coragem. Olhamos o mundo com a perspectiva do céu.


TEXTOS BÍBLICOS:

Hebreus 11:1-3; Romanos 4:17-19; 2 Corintios 5:7; 2 Corintios 4:18; Hebreus 4:2; Mateus 17:20; Lucas 13:18-19

  1. EXISTEM TIPOS DIFERENTES DE FÉ

    Há diferentes tipos de fé;
    a) A fé natural – todos possuem um certo nível desta fé, é a capacidade básica de crer, baseada nas percepções dos sentidos físicos. Utilizada, por exemplo entre duas pessoas em um relacionamento.
    b) A fé sobrenatural – É mencionada em Hebreus 11:1 como a evidência daquilo que não pode ser percebido com os sentidos físicos.
    c) O dom da fé – é mencionado em 1 Corintios 12:9 e entendido como um nível pleno de fé capaz de receber grandes milagres.

  2. A FÉ É VER NO REINO INVISÍVEL

    “ Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno… Vivemos por fé, e não pelo que vemos” [2 Co 4:18; 5:7 – NVI] “ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos  e a evidência das coisas que não se veem” [Hebreus 11:1b – KJV]

    A fé nos capacita a usar nossos sentidos espirituais, para caminhar no invisível. Ela é vivida a partir do espírito humano interagindo ativamente como a realidade celestial. Por estar estabelecida naquilo que não se vê, a fé torna todas as limitações físicas insignificantes diante das verdades espirituais. O Reino invísvel passa então a governar o natural através da fé, ela torna-se uma ponte de ligação entre o invisível e o visível, entre o transitório e o eterno, através desta ponte sobrenatural aquilo que está completo e concluído no Reino dos Céus [Efésio 1:3] torna-se manifesto na terra.

  3. A FÉ É SIMPLESMENTE CRER NA PALAVRA DE DEUS

    “ E muitos outros creram, por causa da sua Palavra.” [João 4:41]“Agora a fé é a substância das coisas que se esperam” [Hebreus 11:1a]

    A fé confirmará tudo o que a Palavra declara, porque a fé em Deus é, simplesmente, crer em sua Palavra. A fé interpreta a Palavra e isto vai além do conhecimento intelectual. A fé somente é satisfeita quando ocorre a manifestação, pois ela é a substância das coisas esperadas. Então se a Palavra diz “pelas suas pisaduras somos sarados”, tomamos esta palavra confiamos que é verdadeira, e a fé dará a substância necessária para aquilo que se crê torne-se uma verdade espiritual que será manifesta aqui e agora. A FÉ É A SUBSTÂNCIA QUE TORNA MANIFESTO AQUILO QUE CREMOS!

     

  4. A FÉ É O PODER CRIATIVO DE DEUS

    “ É pela fé que entendemos que os mundos foram formados pela palavra de Deus, de modo que o visível não se tem feito das coisas que aparecem.” [Hebreus 11:3 – NVI] o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.” [Romanos 4:17 – NVI] 

    O universo foi criado pela fé, tudo que é conhecido ou ainda desconhecido foi criado através da fé. Deus é cheio de fé ou fiel (a palavra fiel em grego é “pistos” ela é atribuída Deus como aquele que é confiável, ou aquele a quem a fé foi atribuída), Ele utilizou a fé para trazer a existência a criação. Este fato revela o quão importante e poderosa a fé é. Primeiro por ser o estilo de vida de Deus, e portanto determina a cultura do céu e dos filhos de Deus. O Pai transferiu sua natureza para os seus filhos então TUDO O QUE DECLARAMOS E CONFESSAMOS EM FÉ TEM UM PODER CRIATIVO. Segundo porque tudo o que existe na realidade física foi transferido a partir da realidade invisível. É tudo manifestação da fé de Deus liberada através de Sua Palavra (João 1:1-3). Quando ainda não havia nada em Gênesis 1, antes do princípio, Deus declarou a palavra em fé e trouxe a existência coisas que não existiam, Ele disse “Haja Luz” e ENTÃO “ e houve luz”, a luz somente tornou-se manifesta quando Deus a declarou como algo que existe antes mesmo de existir. Ele creu que Sua Palavra não falharia.

  5. A FÉ É UMA SEMENTE

    “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” [Mateus 17:20 – ARA] “Então Jesus perguntou: “Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ela cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu se fizeram ninhos em seus ramos” [Lucas 13:18-19]

    A fé é a semente do Reino de Deus. Jesus comparou a fé com uma semente diversas vezes, isto em outras palavras significa atribuir a fé as características de uma semente. Como toda semente, ela possui a capacidade de produzir algo grandioso, porém este potencial está condicionado ao ambiente onde a fé é semeada, ela precisa ser regada até que se forme uma árvore frutífera. A semente carrega um potencial genético, no caso da fé este potencial é aquilo que se crê. Em João 12:24, Jesus declarou-se como uma semente que morreria e multiplicaria até cobrir a terra, ele ativou o potencial da semente pela fé. A semente da fé é a semente do Reino que se multiplica e enche a Terra.

  6. A FÉ É PARA AGORA 

    “AGORA a fé é…” [Hebreus 11:1a – KJV] “Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.” [Marcos 11:24 – NVI]

    A fé aponta para o agora, para o exato momento presente, ela considera aquilo que está concluído no espírito e o coloca disponível. Em Marcos 11:24 é ensinado: creia que recebeu e então sucederá. Tomamos o fato daquilo que foi realizado no espírito, consideramos a Palavra, criamos expectativas e trazemos para o agora. Assim como Deus fez em Gênesis 1. Um aspecto interessante nesta cultura é que a fé não declara possibilidades e expectativas ela declara certezas, ela é a evidência daquilo que foi recebido no espírito, é declaração das coisas que não são como se já fossem. A fé declara: “sou SALVO mediante a fé”[Efésios 2:8], a esperança declara: “Serei salvo”. Isto não é desconsiderar o processo até o romper, que pode ser instantâneo ou não, mas significa enfatizar que a nossa declaração de fé está baseado no fato já concluído na realidade espiritual. DECLARE AS COISAS QUE NÃO COMO SE JÁ FOSSEM AQUI E AGORA.

     

  7. A FÉ É ATIVA 

    “Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.” [Hebreus 4:2]Assim está escrito: “Cri, por isso declarei!” Com esse mesmo espírito de fé, nós igualmente cremos e, por esse motivo, falamos. [2 Co. 4:13]

    A fé não é uma espera passiva, antes ela é ativa, ela dá substância ao esperado. Então se apenas esperamos mas não cremos que recebemos no espírito, então não estamos agindo em fé. Para viver o romper é necessário crer como já recebido, e agir de acordo com isso. Toda manifestação exige uma ação de acordo com a fé, seja de uma confissão ou qualquer outro ato que esteja altura da Palavra. SE CREMOS ENTÃO AGIMOS, a fé sem obras está morta, em outras palavras, a fé sem ação está morta. Ter uma fé ativa não significa ter uma fé ativista, ao mesmo tempo que ter uma fé que descansa não significa ter uma fé morta, afinal dormir não é a mesma coisa que morrer. Jesus, em Marcos 4:35 -41, mostrou que talvez a melhor ação para agir de acordo com a Palavra seja apenas descansar na declaração que foi feita. No meio de uma forte tempestade, Ele estava confiante que chegaria a outra margem, ele descansou na declaração que havia feito. Então seja por atitude de descanso ou um ato violento, o importante é agir de acordo com a fé. DÚVIDA É COMO ARRANCAR UMA SEMENTE DA TERRA PARA VER SE ELA ESTÁ CRESCENDO!


    A fé é o que agrada a Deus. É confiança ativa Nele como Aba Pai.
    [Bill Johnson]


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s